Governador diz que festas juninas estão canceladas em toda a Bahia
O governador do Estado da Bahia, Rui Costa (PT), confirmou em transmissão ao vivo na noite desta terça-feira (28), que nenhuma cidade baiana poderá realizar as festividades do mês de junho.
A medida acontece em decorrência da pandemia de coronavírus. Segundo o governador, as festividades podem contribuir com a contaminação e disseminação do vírus.
O Estado da Bahia é pioneiro na realização de grandes festas juninas, como o São João de Cruz das Almas, o São João de Ibicuí, São Pedro de Iuiu, São João do Gurutuba de Guanambi, São Pedro de Itiruçu, São Pedro de Catu, São João de São Sebastião do Passé, entre outras.
Várias cidades já haviam anunciado o cancelamento dos festejos. Durante a transmissão do “Papo Correria”, programa online do governo da Bahia, o governador ressaltou que as cidades que não possuem casos confirmados da doença também não poderão realizar os eventos.
“Não teremos esse ano na Bahia festa junina. Não há perspectiva de ter aglomeração em junho. Ainda teremos o vírus circulando, mas eu espero que esteja sob controle. Ainda assim, não podemos viver o risco de perder o controle por conta das festas”, afirmou Rui.
Foliões de todo o Estado lamentam não poder curtir os festejos que são tradicionais e possuem características exclusivas, porém ao mesmo tempo entendem que estamos vivendo um período necessário para a população se resguardar para que não sejam infectados por coronavírus.
A Bahia registrou nesta terça-feira (28) um total de 2.540 casos de covid-19 e 86 mortes, sendo 184 novos casos nas últimas 24 horas, segundo dados divulgados pela Secretaria de Saúde do estado (Sesab).