Governo da Bahia divulga programação do verão 2026 em Salvador
Shows, lavagens, atividades culturais e ações em museus e bibliotecas integram a programação do verão 2026 em Salvador.

O governo da Bahia divulgou a programação oficial do verão 2026 em Salvador. A agenda reúne uma série de eventos culturais, religiosos e artísticos, incluindo shows, lavagens tradicionais, aulas de dança, atividades em museus e ações em bibliotecas públicas da capital.
A programação será iniciada na quinta-feira (1º), com a 26ª edição do show Pôr do Som, comandado por Daniela Mercury, no Farol da Barra, marcando a abertura oficial da temporada de verão na capital baiana.
Entre os destaques, está o projeto Amô Pelô, que será realizado nos meses de janeiro e fevereiro no Pelourinho, com uma programação diversificada que inclui shows musicais, bailes, rodas de samba, cortejos, aulões de dança, oficinas, intervenções artísticas, apresentações teatrais, performances de rua e atividades voltadas ao público infantil.
A agenda do verão também contempla as tradicionais lavagens religiosas, como a Lavagem do Bonfim, no dia 15 de janeiro, a Lavagem de Santo Amaro, em 26 de janeiro, a celebração de Iemanjá, no dia 2 de fevereiro, na Praia da Paciência, e a Lavagem de Itapuã, no dia 5 de fevereiro.
O projeto Verão nos Bairros levará ações culturais itinerantes a diferentes regiões da capital, com atividades em espaços como o Espaço Xisto Bahia, Cine Teatro Solar Boa Vista, Espaço Cultural Alagados e Casa da Música, além de programação em Lauro de Freitas.
Os museus da rede estadual também integram a programação por meio da Virada Cultural, que promove entre 30 e 36 horas de atividades contínuas, com exposições, shows, oficinas, performances, ações educativas e intervenções visuais.
Estão incluídos o Museu de Arte Contemporânea da Bahia, Parque Histórico Castro Alves, Museu de Arte Moderna da Bahia, Museu de Arte da Bahia e o Museu do Recôncavo Wanderley Pinho.
As bibliotecas públicas estaduais participam da agenda com ações culturais, contações de histórias, exposições e atividades educativas ao longo do verão, envolvendo espaços como a Biblioteca Central do Estado, Biblioteca Anísio Teixeira, Biblioteca Infantil Monteiro Lobato e outras unidades da rede.
Segundo o governo estadual, a programação do verão 2026 busca valorizar a cultura baiana, ampliar o acesso às atividades culturais e movimentar diferentes regiões da capital durante a temporada mais movimentada do ano.